Visita da Amepi e Movimento BR-381 foi fundamental no processo
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prevê realizar uma sessão extraordinária para tratar da concessão da BR-381, nesta quinta-feira (14). O objetivo é analisar a proposta técnica e já encaminhar o projeto para o Tribunal de Contas da União (TCU), na sexta-feira (17). A informação foi repassada por técnicos da ANTT e do Ministério dos Transportes ao coordenador do Movimento Pró-Vidas, Clésio Gonçalves.
O TCU é quem aprova ou reprova o processo de desestatização da rodovia. Esse é o primeiro passo para marcar a data do leilão que vai conceder o trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares para a iniciativa privada. O projeto consiste na proposta de concessão para a exploração da infraestrutura e da prestação de serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação, implantação de melhorias e manutenção do nível de serviço do trecho que vai da BR-381/MG, trecho com início em Belo Horizonte/MG, no entroncamento com a BR-262/MG (p/ Sabará) até o entroncamento com a BR-116/MG (Governador Valadares/MG).
Há 15 dias, representes da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e do Movimento Pró-Vidas da BR-381 estiveram em Brasília para reuniões importantes com Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT), Técnicos do Ministério dos Transportes, da ANTT e com os ministros Antônio Anastasia, relator do processo no TCU e com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Os encontros foram fundamentais para dar celeridade ao edital da concessão da BR-381. Entre outras ações, o grupo garantiu a solução para gargalo na saída e chegada de BH, com o governo federal assumindo a desapropriação de cerca de 2 mil famílias e as obras de duplicação de BH até Caeté. Outra foi que o governo assuma parte dos chamados riscos geológicos das obras. Esses são pontos cruciais para atrair empresas interessadas no leilão da rodovia.
Formaram a comitiva da Amepi e representantes do Pró-Vidas, os prefeitos de Itabira, o presidente da Amepi, Marco Antônio Lages (PSB); de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT); de Sabará, Wander Borges (PSB); de Nova União, Ailton Guimarães (Avante); de Dionísio, Francisco Castro de Souza Filho, o Nando (MDB); de Santa Bárbara, Alcemir José Moreira (DEM) e sua vice, Dionir Rodrigues (DEM).
Também presentes, a secretária executiva da Amepi, Christiane Linhares, o coordenador do Movimento Pró-Vidas, Clésio Gonçalves, o presidente do Metabase Itabira, André Viana, além da assessora da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Maria Carolina Noronha.
Rodovia da Vida
A BR-381 tem cerca de 305 km de extensão e é considerada uma das mais perigosas do Brasil. O trecho entre Belo Horizonte e João Monlevade, com 110KM é conhecido como “rodovia da morte” em função das curvas sinuosas e grande número de acidentes frequentes.
O objetivo da Amepi e de todas as entidades do Médio Piracicaba é que a BR-381 se transforme em rodovia da vida, sem riscos de acientes e fomentando o desenvolvimento econômico da região. “A BR-381 passa pelo Médio Piracicaba, região que é polo de mineração, siderurgia, entre outros e é estratégica para escoamento de toda uma cadeia produtiva, que circulam não só por Minas Gerais, mas também pelo Brasil”, reforça o presidente da Amepi Marco Antônio Lage.