A região do Médio Piracicaba acaba de ganhar mais um serviço voluntário e que trará benefícios para a a comunidade. No último dia 16, foi lançada a Associação de Serviços Sociais Voluntários - Brigada Florestal Voluntaria. O objetivo da iniciativa é preservar a vida, através da prevenção em ações coordenadas ao meio ambiente.
No momento mais seco do ano, entre maio e outubro e com registro de diversas queimadas na região, a Brigada chega na hora certa. Os focos de queimadas em todo o país, neste mês de setembro, já são mais que o dobro do que foi registrado em setembro de 2019. Aliás, segundo autoridades nacionais, o mês de setembro de 2020 já está em mais de 180% acima da média histórica para o período. Isso mostra que as queimadas deste ano estão realmente fora do controle, para além e uma questão de incêndios mais intensos nesta época do ano.
O ano de 2020, mesmo antes de acabar, também já superou em 26% o ano recorde em focos de incêndio, que era de 2005. A situação é séria e exige a atenção de cada um de nós.
A atuação do grupo está voltada para 16 municípios do Médio Piracicaba e oferece uma prática inovadora e criativa na região, visando a prevenção no combate a incêndios florestais. Se cada cidadão fizer sua parte, evitando queimadas em áreas verdes ou mesmo em quintais, podemos melhorar muito a qualidade do ar e manter vivas espécies animais e de plantas. A consciência de todos é fundamental neste processo.
Para funcionamento da Brigada, pretendemos firmar parcerias através de Termo de Cooperação Técnica e beneficiar aproximadamente 200 mil pessoas no incentivo ao desenvolvimento de uma consciência humanista e que promova a efetiva proteção, preservação e conservação ambiental das espécies da fauna e flora.
Também objetivamos a formação de uma equipe preparada para prevenção de incêndios. A iniciativa pretende em primeira fase alavancar a proposição de ações educativas e operacionais para o combate de incêndios florestais acidental e criminoso.
A Brigada tem a clareza que, mesmo com as dificuldades da pandemia, há a responsabilidade socioambiental para que juntamente com a sociedade, a brigada seja sinônimo de bem estar e qualidade de vida, e com o processo de admissão de 30 voluntários possamos fortalecer as ações de combate às queimadas e incêndios, pois o espírito de voluntariado tem um papel pedagógico no senso de responsabilidade aliado no investimento da saúde pública.
O grupo tem total apoio do Conselho de Segurança Pública (Consep 1), Secretaria de Meio Ambiente, Polícia Militar de Meio Ambiente e Previncêndio. Aproveitamos para convidar demais empresas, entidades e instituições para se tornarem parceiras na configuração da Brigada Florestal Voluntária. Este é um projeto social em defesa do meio ambiente e sabemos que os incêndios são uma ameaça à biodiversidade. A esperança de tempos melhores depende de todos nós. Em caso de incêndio, denuncie. Não cruze os braços. Evite as queimadas.
(*) Saulo Amaral é presidente e fundador da Brigada Florestal