O retorno das aulas presenciais precisa estar na pauta de discussão da Secretaria Municipal de Educação. Após mais de um ano de pandemia, já passou da hora de um debate claro e transparente sobre o assunto em João Monlevade. Afinal, quando chegar a vacinação dos professores e servidores, as escolas devem estar prontas para o retorno.
Mas, ainda assim, o assunto é bem complexo. Ainda é tudo muito incerto, a questão é delicada, pois envolve centenas de crianças, adolescentes, jovens e adultos, além de profissionais das escolas. Além disso, não é apenas uma decisão a ser tomada com uma “canetada”. A volta às aulas envolve adequação de ambientes – salas, banheiros, laboratórios, auditórios, pátios -, medidas de distanciamento e de segurança sanitária, estratégias de transporte de alunos e novos modelos de rotina, dentro e fora das salas.
Tudo isso, garantindo a saúde da comunidade escolar (alunos, pais, professores e servidores).
Antes de mais nada, é importante assegurar que a volta às aulas ocorra com segurança absoluta, sem comprometer a qualidade do ensino. A questão é urgente e necessária, precisa ser muito bem discutida e não pode ser feita de última hora.