Desde 1984
Fernando Linhares
17 de Setembro de 2021
Os desafios da política e seus ensinamentos
Em toda minha vida, sempre fui movido por grandes desafios. Hoje, estando vereador, percebo que este - talvez - seja o maior desafio que já enfrentei até aqui. Confesso que sempre tive uma visão, digamos, deturpada do que realmente é ou seria ser um legislador.

Atualmente, estou como 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal e faço parte das Comissões Legislativas de Administração Pública (presidente), Desburocratização dos Serviços Públicos (membro), Orçamento e Finanças (suplente) e Participação Popular (suplente); além de compor, como membro, a Comissão do Executivo responsável pelo Desenvolvimento do Distrito Industrial de João Monlevade.

Dia após dia tenho aprendido muito sobre política e sobre os processos legislativos. É de suma importância o respeito à democracia e à opinião alheia. Não se faz política por imposição ou intransigência, embora em alguns momentos sejam necessárias políticas de austeridade. Saber ouvir e entender os anseios da população e dialogar com os seus pares, contudo, parece ser um bom caminho para o bom êxito de uma vereança.

Aliás, ser vereador é algo fascinante; é gratificante; é desafiador; é trazer consigo o peso e a responsabilidade de fazer o seu melhor a cada dia para o crescimento e desenvolvimento do município, mesmo que às vezes as ações e decisões a serem tomadas não traduzam, in totum, a vontade popular ou daqueles que confiaram e depositaram seus votos na urna por acreditar que você era a melhor escolha para o momento.

A meu ver, o vereador deve ter a maturidade, sabedoria, discernimento e sensatez para tomar suas decisões por convicção naquilo que entende ser o melhor para toda a cidade e não apenas para determinados grupos ou segmentos.

Tenho pautado meu mandato, principalmente, em ações que atendam efetivamente o interesse público, trazendo melhorias para toda coletividade e não para uns ou outros. Tenho procurado fazer o papel legislativo em sua essência, trabalhando para o povo e tendo ações pontuais e coletivas, apresentando proposituras de leis, anteprojetos de leis, indicações, requerimentos e ofícios que vão direto ao ponto, ou seja, que atingem os problemas críticos e reiterados que devem ser sanados para garantir o bem-estar social, tais como desenvolvimento e crescimento econômico, segurança, fluidez no tráfego viário, melhorias na saúde, limpeza urbana e urbanização num todo.

Semanalmente, tenho visitado diversos bairros do nosso município. Essas visitas in loco são cruciais para conhecer os quatro cantos da cidade e ouvir a população e suas reivindicações. Não é segredo que a minha prioridade, neste momento, tem sido atender e requerer melhorias naquelas comunidades e bairros periféricos que há anos estavam abandonados pelas administrações anteriores, além de lutar arduamente para trazer melhorias no trânsito caótico do nosso município (principalmente na região central).

Os trabalhos estão apenas começando, tendo a certeza de que tudo que estou fazendo e propondo nada mais é que a minha obrigação para com o município e a população.

Ainda me restam mais de três anos de mandato que serão exercidos com muito empenho, carinho, dedicação e vontade de trabalhar para o povo e Por Uma Monlevade Melhor!

(*) Fernando Linhares (DEM) é vereador e 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara
JORNAL IMPRESSO