Você sabe o que é gestão da manutenção? Esse é o processo de supervisionar o funcionamento regular dos recursos técnicos. Mas ele não só faz parte das indústrias como também do dia a dia das pessoas. Toda máquina ou equipamento tem uma vida útil limitada e o que estende esse tempo de vida é o cuidado que se tem com ele. Principalmente, com as manutenções realizadas em tempo apropriado. É claro que, em alguns casos, a manutenção corretiva é mais viável que a manutenção preventiva. Por exemplo: as lâmpadas do veículo só são trocadas quando elas queimam. Mas, em caso da correia dentada, é mais viável trocar em tempo adequado, do que esperá-la se romper, o que trará um dano maior ao motor.
E é muito importante ressaltar que a forma de manusear a máquina ou equipamento também influencia nos seus funcionamentos. Por isso, é essencial ter ciência do manual e treinamento com profissionais habilitados e quando se trata de uma máquina ou equipamento de uso doméstico, o melhor é consultar o manual. Em caso de dúvidas, entre em contato com o fabricante. Em qualquer manutenção é preciso saber os cuidados de como manusear, o tempo de vida útil das peças e qual criticidade em uma corretiva.
Ao comprar um maquinário, avalie os custos e faça um planejamento prévio. Quando se trata de um equipamento de custo alto, é muito importante ter demanda para utilizá-lo para cobrir os gastos. Existem alguns equipamentos que exigem profissionais capacitados para realizar as manutenções e nem sempre esses estão disponíveis no mercado, pois é uma mão de obra muito específica. Ou seja, ao adquirir um equipamento, é bom realizar uma pesquisa para saber se a manutenção é acessível de acordo com o seu planejamento estratégico.
A importância de saber quais os impactos que uma manutenção corretiva pode acarretar é sempre verificar qual é o custo, caso as principais peças daquele equipamento se danifiquem. Assim, os prejuízos podem ser antecipados e, então, evitados. Qualquer equipamento na indústria ou de uso doméstico, deve ser monitorado por profissionais capacitados porque, muitas vezes, compra-se outro equipamento ou máquina já que o custo do conserto não vale a pena. Sabe por que isso acontece? Porque em muitos casos, a falta de hábito em acompanhar o manual e as peças que poderiam ser trocadas, com valores mais acessíveis, acaba transformando em um alto custo desnecessário.
Uma máquina ou equipamento que se danifica, não traz só prejuízos financeiros, pois podem comprometer também a segurança daquele que manuseia. E, nesse caso, são perdas irreparáveis podendo causar acidentes graves ou até mesmo fatais. O mais importante da gestão da manutenção é saber o que fazer, quando fazer e qual é o impacto se não for feito.
(*) Alessandra Lima é técnica em Segurança do Trabalho e bacharelanda em Engenharia Mecânica