Desde 1984
Yolanda Carla Lima Coelho
05 de Novembro de 2021
Transformar Monlevade pela educação

A I Semana do Conhecimento é resultado de uma prática colaborativa que reúne as três instituições de Ensino Superior da cidade (Doctum, Ufop, Uemg) com o propósito de impulsionar a transformação da nossa cidade em uma Monlevade inovadora, inclusiva, sustentável e inteligente. O evento é apoiado pelo Sebrae, Acimon, CP10, Credimepi e pelas Secretaria Municipal e Superintendência Regional de Educação. A diretriz é o empreendedorismo, uma vez que acreditamos que a inovação é geradora de oportunidades. Temos como intenção promover a interação entre os estudantes de todos os níveis e criar condições de participação de toda a sociedade civil.

Partimos do conceito de que 'A Educação transforma a cidade' e que o conhecimento produzido nas academias científicas deve estar a serviço da cidade colaborando para as melhorias de qualidade de vida e sustentabilidade, participando da construção de uma cidade em que os cidadãos se sintam pertencentes e felizes.  

Estamos no século XXI. Reconhecemos que nossa cidade apresenta uma ambiência favorável às iniciativas inovadoras e criativas. Aqui temos o privilégio de ter três instituições de relevância, ótimos indicadores educacionais na Educação Básica, poder público sensível ao projeto, empresariado forte e comprometido, representado pelas entidades de classe, instituições consolidadas e empresa referência internacional em inovação do aço, o que se traduz em competências intelectual, humana e técnica. O que pretendemos é conectar os diversos atores sociais a, por meio dessa interlocução, engajar toda a sociedade, uma vez que inovação depende de capital humano não só na sua criação, mas especialmente na sua adoção.

Começaremos a Semana com a palestra do Andrea Iori, quem tratará do tema Transformação Digital, Liderança e Novos negócios e finalizaremos com o Professor Paulo Tadeu Leite Arantes, referência em Urbanismo, quem abordará sobre Colaboração, Cultura, Criatividade como vetores da reinvenção de uma cidade. As palestras e os seus respectivos temas são uma oportunidade para abrirmos um diálogo para a proposição da cidade que seremos.

Teremos um hackathon que tratará de um problema que nos custa muito: a questão da gestão dos recursos hídricos. Atividade que contará com os universitários que proporão soluções para problema tão complexo e urgente. A equipe vencedora participará de missão empresarial em 2022, em Santa Rita do Sapucaí, polo referência nacional em inovação e tecnologia.

Dado seu caráter científico, a Mostra Científica conta com a apresentação de artigos e publicação de pesquisas científicas por parte dos acadêmicos e pesquisadores. Nos interessa criar um espaço para que a produção científica que se faz na academia se torne pública e conhecimento geral. Da mesma forma, teremos uma mostra de trabalhos da Educação Básica. Uma cidade do futuro se faz com a integração de todos os níveis do conhecimento, desde o ensino fundamental.

As oficinas de diferentes temas são oportunidade de conhecimento e aprendizagem desde as crianças até profissionais de diferentes áreas. Serão dadas pelos professores das nossas escolas e faculdades, de forma gratuita. Ato de muita generosidade desses profissionais que nos doaram tempo e conhecimento. Enfim, será uma semana de interação e interdisciplinar. Um espaço coletivo de troca de conhecimento, saberes e experiência, quando o conhecimento será o elemento de integração e de intenções em favor do nosso desenvolvimento. É tudo de graça. Faça sua inscrição pelo site https://www.even3.com.br/1semanadoconhecimentojm e participe. A proposta é que o evento se torne anual. Que a comunidade abrace essa causa que ocorre em benefício de toda a sociedade.


(*) Yolanda Carla Lima Coelho é professora e diretora da Faculdade Doctum de João Monlevade

JORNAL IMPRESSO