Mulheres
Diversas ações marcaram esta semana, em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher. Palestras e eventos celebraram a data em Monlevade e cidades da região. Chama a atenção o protagonismo delas frente ao serviço público. Em João Monlevade, 75% do total de servidores são mulheres. Em Itabira, o índice é de 70%. Na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi), o número chega a 80%.
Protagonistas
Falando nelas, live do Sindicato dos Metalúrgicos reuniu lideranças femininas que fizeram história em João Monlevade: Celeste Semeão, Cleusa Gomes e Simone Albuquerque resgataram histórias da força feminina e popular no município e que repercutiram em todo o país. A live integra a programação para o Mês da Mulher organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Monlevadense (Codemm).
Ainda assim
Mesmo com tantas mulheres em cargos de liderança e à frente de importantes instituições no município, ainda faltam mulheres na política. João Monlevade está há anos sem uma mulher na Câmara Municipal. Na última eleição, a ex-secretária de Saúde, Andrea Martins, foi eleita, mas acabou tendo o mandato cassado por não ter se desvinculado do cargo público no prazo estabelecido pela Justiça.
Laço
O Projeto 'A Colônia Luxemburguesa' chegou a Monlevade na quarta-feira (9). Na praça do Povo, está instalado o quiosque (L)aço, que apresenta o documentário da historiadora luxo-brasileira Dominique Santana. O local faz conexão com a cidade luxemburguesa de Esch e a proposta é promover interações entre as duas cidades. O trabalho resgata a memória dos luxemburgueses que construíram a então Companhia Siderúrgica Belgo Mineira a partir dos anos 1930 e que foi fundamental para o desenvolvimento de João Monlevade. Laços fundamentais para a história e memória do município. O quiosque estará na Praça do Povo até outubro/2022.
Mudou o tom
Entre 2012 e 2020, o vereador Belmar Diniz (PT) foi um combativo oposicionista, sendo uma afiada pedra no sapato dos governos tucanos. Agora, como líder do governo, ele tenta amortecer as críticas à atual administração. As demandas são muitas, as críticas aumentam a cada reunião e alguns vereadores começam a dar sinais mais evidentes de insatisfação.
Críticas
A bem da verdade, o nível de críticas ainda é mais brando que aquele vivido durante a gestão da ex-prefeita Simone Carvalho (PTB). Havia uma oposição aguerrida, com nomes definidos, que comandava os debates. Com Laércio, até agora, não há uma bancada clara de oposição, e as reclamações referem-se a problemas mais localizados.
Parceiros
Alguns vereadores que foram eleitos pela coligação do prefeito Laércio, como Fernando Linhares e Pastor Lieberth (ambos do Democratas), ajudam Belmar a minimizar a artilharia das queixas. Lieberth, por exemplo, considerou que pouco mais de um ano ainda não foi suficiente para que a casa esteja completamente organizada, pois ainda há muito a se ajeitar, não dependendo somente do prefeito ou do vice.
Dorinha
Nesta quarta-feira (9), uma das homenageadas com o prêmio Mulher Construtora da Democracia foi Dorinha Machado, ex-presidente da Câmara Municipal de João Monlevade. Durante a entrega, ela foi bastante saudada por várias pessoas, incluindo vereadores. Parlamentar por 20 anos, seu nome ainda é muito presente no imaginário coletivo, mesmo que tenha deixado a Câmara em 2013. Será que volta para a política?
São José
Após dois anos, a tradicional novena de São José começou ontem (10) e prossegue até o dia 18 de março. A grande festa será realizada no dia 19, na Matriz São José Operário que ganhou nova iluminação externa, totalmente custeada pela paróquia. A limpeza no entorno da igreja também foi feita por voluntários e fiéis.