Desde 1984
Alessandra Lima
28 de Abril de 2022
Segurança no trabalho é fundamental

Hoje, 28 de abril, é Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Nesse dia, em 1969, a explosão de uma mina na Virginia (EUA) matou 78 trabalhadores. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho dedicou a data à memória das vítimas. 

Quando há divulgação de um acidente de trabalho, há grandes impactos na sociedade. Mas todo acidente pode ser evitado. Estudos apontam que o fator humano é a grande causa. Comportamentos, decisões erradas e a falta de atenção são determinantes e podem mudar destinos. 

 Em 2019, foram registrados 582.507 acidentes de trabalho no Brasil. Esses números foram os divulgados, mas provavelmente, a realidade é outra. De acordo com o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, o Brasil é o 4º país do mundo com maior registro de mortes durante atividades laborais. 

Para mudar esse quadro, os trabalhadores precisam ter um comportamento seguro e podem exercer também o seu “direito de recusa”. Isso é, podem por Lei, negar atividades em que há riscos iminentes de acidentes. Essa atitude pode salvar vidas. 

Acidente de trabalho é todo aquele que ocorre durante exercício laboral, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, que cause a morte, perda e ou redução da capacidade de trabalho. Também são consideradas acidentes, as doenças desencadeadas pelo trabalho ou que foram adquiridas pelas condições em que ele foi realizado, ou que com elas se relacione diretamente.

Só sabemos as consequências de um acidente depois que ele acontece. Porém, sempre há como preveni-lo. Diga não quando há riscos não controlados. Pense em seus familiares: como ficariam se você não voltasse para casa? O seu não é o sim para a vida e para um futuro não interrompido.  


(*) Alessandra Lima é Técnico em Segurança do Trabalho/Bacharelando em Engenharia Mecânica

JORNAL IMPRESSO