Desde 1984
Hamilton Henrique Siqueira
10 de Junho de 2022
Lions Clubes Internacional: Nós Servimos

A última terça-feira, dia 7 de junho, foi mais uma data especial para os dois clubes de Lions em João Monlevade. O Lions Centro e o Lions Clube Sobral, através da lei municipal nº 2212 de 29/05/2017, foram honrados com a definição dessa data como sendo o “Dia Municipal dos Lions Clubes”.

O dia reporta, principalmente, à nossa história, iniciada há 105 anos, advinda do propósito de nosso fundador, o empresário americano Melvin Jones, que decidiu colocar-se a serviço de um ideal social. Em 1913, ele impactou a todos com o pensamento de que: “Ninguém avança na vida se não começa a fazer alguma coisa pelo próximo”. Este ideal contagia, rende frutos e, alguns anos depois, após a reunião organizacional realizada em 7 junho de 1917 em Chicago (EUA), nascia oficialmente a maior organização não governamental do mundo: O LIONS CLUBS INTERNATIONAL. Essa é a única entidade a participar da elaboração da Carta das Nações Unidas em 1945 e ter assento permanente no conselho e Segurança da ONU. 

O lema do Leonismo é a afirmação “We Serve”, que significa “Nós servimos”. Ele expressa a alegria e o compromisso dos Leões em prestarem serviços à comunidade. Através deste empenho e união para a prática de atividades filantrópicas, o Lions torna-se a primeira organização não governamental do mundo a fazer uma convocação pública, que foi a Campanha Comunitária para auxílio as famílias de soldados vitimados pela primeira guerra mundial. Nesse período, ainda surgiu a gripe espanhola, considerada a mais severa das pandemias, atingindo todos os continentes e deixando um saldo de, no mínimo, 50 milhões de mortos. 

Hoje, somos um exército de voluntários com mais de 1.400.000 (um milhão e quatrocentos mil) associados distribuídos em cerca de 217 países em todas as regiões do planeta, sendo escolhida, no ano de 2007, pela Organização das Nações Unidas como a melhor ONG do mundo.

Em João Monlevade, como em todas as cidades que possuem Lions Clubes, existem homens e mulheres que contextualizam na prática o exercício de Cidadania, trabalhando voluntariamente, promovendo campanhas de saúde e atividades para jovens, prestando ajuda de todo o tipo, catástrofes como enchentes e outros desastres naturais, realizando ações nas 5 áreas de causas globais: meio ambiente, visão, diabetes, câncer infantil, fome, além de arbitrar esforços para a paz mundial. 

Hoje, como presidente do Lions Clube de João Monlevade Sobral, externo honrosamente o meu orgulho em ser Leão. Ser leão é ser companheiro, é ter compreensão, é ter compromisso. Ser leão é aceitarmos os erros uns dos outros. É nos ajudarmos, é buscar soluções conjuntas. Ser leão é sentir um desconforto em ver as situações mais adversas contra os aflitos e socorrer os desamparados, Ser Leão é participar da comunidade e fazer a diferença, minimizando as dores com ações coletivas. Junte-se a nós e faça a diferença na vida das pessoas!


(*) Hamilton Henrique Siqueira é presidente do Lions Clube de João Monlevade Sobral

JORNAL IMPRESSO