Desde 1984
Breno Eustáquio
04 de Novembro de 2022
Uemg-se!

Trabalho como professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, em João Monlevade, desde 2015. Sou efetivo, após aprovação em concurso público, desde 2018. Estes sete anos de atuação como docente desta instituição me fazem ter cada vez mais vontade de lutar pela sua continuidade no longo prazo, haja vista os inúmeros benefícios que a universidade proporcionou e proporciona para a economia regional. Se são notórios problemas de infraestrutura, ingresso e retenção de alunos conforme a imprensa noticiou recentemente, gostaria de trazer à tona algo nunca ou muito pouco falado: a necessidade de João Monlevade e região abraçarem a Uemg para que ela entregue o protagonismo que só uma universidade pública pode proporcionar ao seu entorno.

 

Basta olharmos para duas primas “ricas”: a Ufop Monlevade e a Unifei Itabira. A primeira, que nasceu quatro anos antes da Uemg em Monlevade, tornou-se um Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas com campus que ganhou prédios novos, reformas estruturais, laboratórios, auditório, restaurante universitário e todos os benefícios que uma universidade do porte da Ufop entrega aos seus campi.

 

Já a Unifei, também da mesma época, vem recebendo investimentos milionários através de parcerias público-privadas tendo uma infraestrutura que não perde em nada para os campi de sua matriz e da própria Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Há na Unifei um grande projeto de desenvolvimento a longo prazo, numa tentativa de transformar Itabira em cidade universitária frente ao desafio de se livrar da dependência econômica da mineração, que tem previsão de acabar. Afinal, minério não tem duas safras como dizia o presidente Arthur Bernardes.

 

Em suas duas décadas de existência, a Ufop Monlevade e a Unifei Itabira cresceram e crescem a passos largos. Já a Uemg Monlevade não acompanhou e não acompanha a mesma prosperidade. Há vários fatores já elencados neste jornal em reportagens nas duas últimas semanas, e sinto falta do abraço de Monlevade e cidades vizinhas na alavancagem de uma potência que Universidade possui, mas ainda é pouco explorada.

 

A Uemg Monlevade já formou milhares de estudantes, dos quais muitos se destacam hoje em empresas e universidades do Brasil e do mundo. Temos egressos que já concluíram seus mestrados e doutorados em importantes institutos, alguns deles retornando como nossos professores. Na Uemg, há mais de 50 projetos de pesquisa e extensão em desenvolvimento neste ano de 2022, oferecendo formação social, profissional e cidadã para a comunidade. Eu mesmo desenvolvo uma ação educacional que discute com professores da educação básica a diversidade na sala de aula. Pesquisas com bastante potencial de desenvolvimento tecnológico também estão em andamento num centro de tecnologia de fazer inveja em muitas escolas. 

 

Por isso, Monlevade, Uemg-se! A comunidade parece não fazer ideia do quanto é importante abraçar a universidade para proporcionar à mesma a ampliação de seu campus e a solução de problemas simples, mas que nos assombram há bastante tempo. Por exemplo, uma empresa de Internet poderia oferecer conexão em nossas unidades, em troca de um valioso marketing de relacionamento, pois são mais de 1000 pessoas entre alunos, professores e funcionários circulando nas duas unidades todos os dias. A Prefeitura e a Amepi também poderiam fazer parcerias para reformas em troca, por exemplo, de cursos técnicos de graça para nossos jovens. Temos mão de obra mega qualificada para tal, uma vez que os professores universitários são, em sua maioria, mestres e doutores. Há espaço também para desenvolvimento do voluntariado, e parceria de grandes empresas mineradoras e siderúrgicas da região com o Governo de Minas. Quem sabe a Uemg possa se tornar uma USP no futuro? Pasme, uma das melhores universidades do mundo é estadual!

 

Por isso, comunidade, aproxime-se da Uemg. Somos uma universidade estadual pública e gratuita com cinco cursos de engenharia e com um mestrado em fase final de implantação. Quem quiser conhecer mais a Uemg, só acessar o site. As inscrições para o vestibular 2023 começam em breve! Há várias formas de ingresso. 

 

Pint of Science

 

Não poderia deixar de aproveitar esse espaço para fazer um convite. A Uemg Monlevade em parceria com a Ufop e a Doctum promovem nos dias 7, 8 e 9 de novembro mais uma edição do Pint of Science: um brinde à Ciência. Trata-se de um festival internacional de divulgação científica com palestras gratuitas em bares da cidade: Aciaria Gastrobar (bairro JK) e Leitão Bar (bairro República). Serão ao todo 12 palestras com temas variados, das 19h às 21h. A entrada é gratuita e não precisa fazer reserva. A programação está no site https:// https://pintofscience.com.br. É uma ótima oportunidade para aprender, bebendo uma cerveja gelada (ou o que preferir), saboreando petiscos e iguarias que esses dois excelentes bares oferecem. O evento é patrocinado pela Acimon e pelo Sicoob Credimepi. Aguardamos vocês.

JORNAL IMPRESSO