Este é, seguramente, um dos textos mais difíceis que já escrevi. Homenagear uma pessoa especial e importante para João Monlevade não é uma tarefa fácil. Estou há horas pensando no que escrever, quais palavras usar e quais histórias contar. Não sei o que acontecerá nos parágrafos abaixo, entretanto, tentarei expressar um pouco do carinho que milhares de cidadãos monlevadenses sentem pelo querido Doutor Railton Franklin Silva.
Railton era uma pessoa simples e muito humilde, nunca se colocou acima de ninguém. Respeitado médico, realizava seus atendimentos pelo SUS e em clínicas particulares, sempre atencioso com os pacientes. Mesmo quando não havia horário, Railton arrumava um jeitinho de atender a todos, da mesma forma e com o mesmo carinho. Por isso, ganhou admiração de toda a comunidade e de toda a classe médica.
Um cara apaixonado por sua família, falava sempre com brilho nos olhos sobre os netos e a importância de ter o apoio da família em tudo. De tantos conselhos que ele me deu, talvez o mais marcante para mim tenha sido quando me disse pra sempre escutar minha família e seguir os ensinamentos do meu pai, conselho que acatei de prontidão. Um cara sábio, honesto, trabalhador e brincalhão, esse era o Railton que todos admiravam.
Você conhece quantas pessoas no meio político que são respeitadas pelos adversários? Railton era um dos únicos. Quando entrava como candidato, os adversários jamais o atacavam, ele era querido por todos. Foi vereador e vice-prefeito da nossa amada João Monlevade, tentou ser prefeito por três vezes e sempre bateu na trave. Era o sonho dele. Entretanto, os planos de Deus são maiores que os nossos, frase que Railton confiava sempre que eu falava na presença dele.
Obrigado por tudo, meu amigo. Somos gratos por escolher João Monlevade como cidade para construir sua carreira e sua família. Seu nome está na história dessa cidade e seu legado jamais será esquecido por todos que tiveram o privilégio de conviver com você. Obrigado por ter feito tanto pela população monlevadense, principalmente para as pessoas que mais precisam de apoio. Você ficaria feliz pelas inúmeras homenagens recebidas e em saber o quanto você marcou a vida das pessoas.
Por fim, fica aqui o meu abraço a toda a família do nosso querido Dr. Railton. Vocês foram muito fortes por tudo o que passaram. Deus está com vocês. Esforcei-me ao máximo para escrever essa simples homenagem a uma pessoa tão importante em minha vida. Peço desculpa a todos caso não tenha atingido meu objetivo. Finalizo esse texto com as últimas mensagens que Railton me disse, por áudio, em agosto: “em breve nos veremos”.
(*) Samuel Miranda, estudante monlevadense e amigo do Dr. Railton