Desde 1984
Marcos Martino
16 de Dezembro de 2022
Santa Ignorância

Há uma santa nova na praça. É uma santa profana, não canonizada, que nasceu na internet e tem muitos adeptos. Pode não ser oficializada por igreja nenhuma, mas nem precisa. Para ser santificado só precisa de adoradores. E essa santa emite trevas ao invés de luz. Muito se fala em inteligência artificial. Mas a Santa Ignorância opera é com a burrice artificial. Ela precisa da extrema burrice para sobreviver e se multiplicar. 
Ela é adorada pelos zumbis e pelos lobotomizados. Ela inspira a ignorância voluntária, a entrega do pensar a outras mentes, a burrice mimetizada, introjetada e dominatrix, pois subjuga e humilha. Ai de quem comer da árvore do conhecimento. Permanecer ignorante é virtude. Basta saber o necessário para glorificar a santa. 
Ela também é a santa dos radicais, dos que rezam para os Deuses punitivos e pastores cegos. Também é a santa dos torcedores, que cultuam o ódio e a violência. Ela quer todos ocupados e operantes, com o tempo alienado pelo sistema, a anulação do 'eu' na máquina utilitária. Ela é a santa dos ricos e dos que se consideram da elite, que são incapazes de empatia, de pelo menos se compadecer das dores alheias. Ela inspira o ódio rotativo, a moralidade seletiva, a guerra constante com o inimigo da vez. Ela fomenta o caos, para se apresentar como salvação, como lenitivo. 
Ela não entrega esperança de vida após a morte, mas da morte em vida, o fim da poesia, da sensibilidade, da filosofia, do humanismo, de todo pensamento que não seja cultuar a santa maldita. E sinto informá-los que ela veio para ficar... Vai desiluminar milhões, que cairão na sua narrativa. E se você for devoto(a), sinto pela sua alma. Mas, se você ainda quiser escapar é simples: basta ler Quintana, Saramago, Garcia Marques... ouvir Gismonti, Jobim, Clube da Esquina, Ramil; ver filmes como a “Insustentável Leveza do Ser”, “Cinema Paradiso”, ir a exposições. Se você quer exorcizar a Santa Ignorância, recorra à arte ...fiat lux, meus camaradas...
Estou lançando paralelamente a música Santa Ignorância, um funk metal, feito em parceria com meus irmãos, Guilherme Fonseca e Ricardo Simões. Vai ser divulgado em todas as plataformas (YOUTUBE, FACE, INSTA, ZAP). Confira no link.

 

https://youtu.be/u9QJvYE_Eco

JORNAL IMPRESSO