Logo após as eleições de 2012, e por mais uma vez, João Monlevade não ter eleito nenhuma mulher para a Câmara de Vereadores de nossa cidade, um grupo de mulheres se reuniu com um propósito: criar uma associação com o objetivo de levar a voz das mulheres monlevadenses, defendendo seus interesses e direitos, junto aos poderes Executivo e Legislativo Municipal.
Assim surgiu a Associação Mulheres em Ação (AMA) de João Monlevade, no dia 15 de dezembro de 2012. A missão é promover e ampliar as discussões sobre os direitos da mulher e estimular ações, projetos e propostas para viabilizar o acesso das mulheres às políticas públicas. Desde então, a entidade vem desenvolvendo projetos e campanhas voltadas para a mulher nas áreas da saúde, educação, segurança, assistência social e desenvolvimento.
Entre seus objetivos está promover ações de combate à violência contra as mulheres e ações que valorizem e empoderem as mulheres; criar instrumentos de apoio às mulheres vítimas de violência; implementar programas para o combate à discriminação às mulheres, independentemente de idade, raça/etnia, credo ou orientação sexual; promover a segurança alimentar e nutricional sustentável; promover ações que visem garantir as políticas públicas para as mulheres; atuar na defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável; promover o voluntariado; promover ações voltadas à capacitação profissional, geração de emprego e inclusão social; promover ações que visem a saúde, a educação e o bem-estar das mulheres e da comunidade.
Desde a sua criação, a AMA promove várias campanhas voltadas para as mulheres, valendo destacar o Dia Internacional da Mulher. Essa data não tem apenas o objetivo de celebrar, mas levar a mulher à reflexão das vitórias já alcançadas na luta pela igualdade de gênero. Sem falar, na necessidade de continuar o caminho para alcançar igualdade e respeito perante a sociedade, além de conscientizar os homens sobre a importância e o anseio da mulher por respeito.
Entre as campanhas desenvolvidas estão a Agosto Lilás, mês em que se comemora a publicação da Lei Maria da Penha, com a missão de conscientizar a mulher e os homens, inclusive em idade escolar, dos tipos de violência contra a mulher, divulgação dos canais de ajuda, da rede de enfrentamento e conscientizar os homens a não praticarem atos de violência contra a mulher.
Outra é a Campanha Outubro Rosa buscando promover ações de conscientização da mulher acerca da importância do autoexame, bem como da realização das mamografias e preventivos a fim de diagnosticar e tratar o mais rapidamente possível, o câncer de mama e de colo de útero. Além dessas, desenvolver a autoestima e amor próprio porque eles estão diretamente ligados à saúde física da mulher.
E, por fim, em dezembro, a AMA encabeça, desde 2014, a Campanha Do Laço Branco. Essa proposta tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Inclusive foi a AMA que, em 2014, apresentou a campanha aos vereadores, culminando com a aprovação da lei municipal n.º 2.109/2014 - lei que institui a Campanha Municipal do Laço Branco, comemorado na primeira semana de dezembro.
Em de maio de 2020, devido a necessidade de isolamento social por conta da pandemia e dos crescentes números de casos de violência doméstica, a AMA criou o BASTA!, um canal de apoio à mulher vítima de violência doméstica. A ação uniu profissionais voluntárias, advogadas e psicólogas, para atender, acolher e orientar essa mulher, por meio de telefone e redes sociais, para que aquelas em situação de risco, possam ser atendidas sem sair de suas casas. O objetivo do canal é também levar informações de empoderamento, fortalecimento, alerta e divulgação dos canais de ajuda para as mulheres.
São 10 anos de atividades voluntárias sérias, sólidas e constantes voltadas para o bem estar e preservação dos direitos da mulher monlevadense. Mas nosso caminho ainda é longo! É necessário continuar lutando pela defesa dos nossos direitos, por igualdade e por respeito. Como já disse um pensador, não podemos confundir briga com luta. Briga tem hora para acabar, uma luta é para a vida inteira! Acompanhem nossas ações e, se sentir, venha engrossar nosso trabalho! Nossas redes sociais são: Instagram @amajoaomonlevade e @apoioamulherjm, Facebook/ Ama João Monlevade e o telefone é 98552-3896!
(*) Elivânia Felícia Braz é advogada e atual e presidente da AMA