Desde 1984
Alê Teles
13 de Janeiro de 2023
Dicas para um novo começo

“Gostaria de lhe desejar tantas coisas
mas nada seria suficiente...
Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
Desejos grandes e que eles possam te mover a cada
minuto, rumo a sua felicidade' - Carlos Drummond de Andrade

 

 

Tá sentindo esse clima de possibilidade, oportunidade e novidade? Eu também. O começo de ano inspira a vontade de mudanças, transformações e de começar algo novo. Não sei como foi seu 2022, posso falar que me senti espremida pela vida, então nada como um “cortar o tempo em fatias”, como já dizia Drummond. 
Um novo começo. Aproveite esse momento para uma autoanálise, avaliando o que deu certo, o que deu errado e seus porquês.  É muito útil ser capaz de deixar de lado as falhas e tentar novamente. Errar rápido, corrigir o quanto antes. Afinal, você não realizará nada se não tentar, e muitos objetivos que valem a pena alcançar, podem ser difíceis de acertar na primeira vez.
Uma nova fatia de tempo talvez seja um bom momento para renovarmos nossas expectativas. Traçar novos objetivos e construir planos de ação para conquistá-los. Onde? Pode ser num papel de pão, mas escreva. Materialize. 
Vou dar um exemplo de objetivo e plano de ação. Um desejo muito comum é emagrecer X quilos. Ok, mas o que vai fazer para emagrecer X quilos na prática? Quais as ações? Fazer atividade física 3 vezes na semana, procurar um nutricionista, trocar a padaria pelo sacolão... Sem um plano de ação, o objetivo fica vagando pelo cosmos.
Ah! As metas podem ser menores para não desanimar no caminho. Ao invés de dizer, emagrecer 24 quilos no ano, fracione em dois quilos por mês. É menos assustador, concorda?
Crie um mapa de realizações (ou mapa dos sonhos) que é uma ferramenta visual e nos mostra o que desejamos profundamente. Pode ser em uma cartolina com figuras recortadas, ou desenhadas, ou um fundo de tela do computador. Tudo para lembrar  que está no caminho dos seus objetivos.
Nada de colocar sua expectativa no outro, viu?! Crie metas que dependam unicamente de você. Busque pessoas que compartilham dos seus valores, ressignifique as relações. Se estiver difícil, tudo bem, faz parte da jornada. Nem todos os dias são bons.
Lembre-se, sempre há possibilidade de recomeçar, mudar de direção. Não precisa o próximo 31/12 para fazer mudanças. Se está com sensação de incompletude, de tarefas não feitas, recomece. Às vezes, nos sentimos quebrados ou insatisfeitos, mas que tal transformar essa inquietação em algo maior e mais propositivo? A vida acontece todos os dias.
Ame, ame muito, mas na prática. Ame nos pequenos gestos. Não é preciso uma ação megalomaníaca para agradar. E agradeça, esse é um dos grandes segredos de uma vida mais plena.
Meu desejo para 2023 a todos é que consigam atravessar os percalços da vida, insistir e celebrar o que dá certo. E que você possa encontrar um tempinho para descansar, refletir, se reerguer e voltar para essa construção!

 

 

(*) Alê Teles é monlevadense e especialista em RH

JORNAL IMPRESSO