Hoje, iniciamos mais uma edição do 100 Melhores, premiação realizada pelo jornal A Notícia e que chega em 2023 a seu 22º ano consecutivo. Organizar um evento deste porte é viver meses intensos, repletos de desafios, aprendizados, surpresas e conquistas. É um período enérgico e de extrema responsabilidade, que muitas vezes nos tira o sono. A cabeça não para, queremos sempre entregar o melhor aos melhores do ano.
Estou na organização do 100 Melhores desde 2009 e, a cada ano, junto da equipe do A Notícia, vivo novos desafios. Mas de uma coisa tenho certeza, vamos encerrar o 100 Melhores 2023 com uma bagagem bem maior do que entramos, com mais experiência, na troca com o público que vota, com os vencedores, com os que não ganharem, com os fornecedores, parceiros, entidades apoiadoras e todos que colaboram para o sucesso da premiação.
O 100 Melhores foi criado em reconhecimento às empresas e prestadores de serviços que fazem João Monlevade acontecer. Promovido pelo Jornal A Notícia anualmente, o prêmio valoriza as marcas mais lembradas por quem mais importa: os consumidores. E são eles que começam a escolher hoje aqueles que merecem o título de 2023. A pesquisa está disponível no site do jornal A Notícia e também nas ruas em formulários impressos para quem não tem acesso à internet.
Somente após a divulgação da lista dos vencedores no jornal é que comunicamos aos eleitos. O título é deles, independentemente da participação na festa de premiação. Estar em contato com esses empresários e empresárias vitoriosos é uma lição para nós de como enfrentar desafios, superar problemas, buscar inovações e soluções. Conhecer um pouco de cada trajetória de sucesso, seja de empresários que estão há décadas no mercado ou jovens empreendedores, é oportunidade única que o 100 Melhores nos permite viver.
Na noite tão especialmente preparada para premiar os Melhores do Ano, queremos que os vencedores celebrem da melhor forma esta conquista memorável. O prêmio é deles, a festa é para eles. Para vencer não basta querer, é preciso conquistar os consumidores, ter o maior número de votos. Consolidado como o maior prêmio da cidade e um dos mais importantes e concorridos eventos sociais de toda a região, o 100 Melhores valoriza aqueles que foram escolhidos pelo voto popular. O prêmio funciona assim desde 2001, quando a promoção foi idealizada pelo meu pai, o fundador do Jornal, Márcio Passos, em parceria com meu tio, o designer Héber Passos (já falecido).
E, nesta semana em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, peço licença aos idealizadores e também a todos os homens já premiados para exaltar a força das mulheres empreendedoras. São várias as homenageadas anualmente e torço muito para que sejam cada vez mais mulheres em posições de destaque. Que sejam respeitadas, reconhecidas e motivos de inspiração para que outras mulheres se tornem empreendedoras de sucesso.
O meu muito obrigada à equipe A Notícia, em especial às mulheres que já dividiram e, principalmente, as que atualmente dividem comigo a missão de organizar o 100 Melhores com tamanha dedicação e responsabilidade. Magda, Julieta e Juliana, obrigada por abraçarem o 100 Melhores e quererem sempre realizar o melhor. Estendo os agradecimentos à equipe da agência de comunicação ShineOn, representada por Simone e Estéfane, e a todas as pesquisadoras do instituto DataMG, que coletam e apuram os votos desta importante premiação. O sucesso do 100 Melhores é fruto do trabalho de todas vocês.
(*) Maria Cecília Passos é jornalista, diretora do A Notícia e organizadora do evento 100 Melhores