A Paróquia São Luís de Montfort está em festa! Celebramos 30 anos de fundação. Olhamos para trás com gratidão e aprendizado, a experiência sempre ensina... Olhamos para trás como quem pega impulso para seguir adiante. Pois sabemos bem: a vida é sempre para frente! Damos graças por 30 anos de história, mas sem saudosismo, pois o caminho se faz caminhando.
A paróquia foi erigida canônicamente em 17 de maio de 1993 e entregue ao cuidado pastoral e missionário da Congregação Religiosa Missionários Monfortinos. Iniciada pelos padres Luizinho, Luciano e Gabriel, contou também com a dedicação de vários outros padres monfortinos: padre Amilcar, padre Martín, padre Cláudio, padre Gianluigi, padre Norberto, padre Francisco, padre Guilherme, padre Alexandre, padre Mauri, padre Jean e padre Jesu Doss.
Em cada etapa de sua história vivenciou a missão que busca responder aos apelos e desafios de cada tempo. A paróquia não é uma só, nem de um tempo só. Ela faz história, abrindo caminho enquanto avança em meio das diferentes realidades que também vão surgindo, em meio das pessoas, em comunhão com a Igreja numa missão inspirada pelo carisma e espiritualidade de São Luís de Montfort seu padroeiro.
Contando sempre também com o carisma pessoal de cada um, a força renovadora dos leigos, a presença tão significativa das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus e o empenho desmedido dos Diáconos permanentes. Enfim, tanta gente que deixa as suas marcas neste chão por todo bem que realizaram, por todo esforço que empenharam com o coração, vivos e falecidos, que Deus seja louvado!
Atualmente, como padres estamos eu, pároco e padre Jesu Doss, vigário, num trabalho intenso e constante em meio às 19 comunidades que compõe a Paróquia. Muitos são os desafios, mas não estamos sozinhos. Gratidão a todos que assumem conosco tantas dimensões da ação evangelizadora e missionária da fé em comunhão com nosso bispo Diocesano Dom Marco Aurélio e o Papa Francisco, lembrando as suas palavras: 'Ninguém toca na cruz de Cristo sem deixar nela algo de si'. E isso vale para a missão também. Missão de aproximar as pessoas da Misericórdia e de acolher no coração as misérias do mundo.
A população dos bairros que correspondem hoje os limites da Paróquia São Luís de Montfort abrange de 38 a 40 mil pessoas. Circunscrita num território extenso, exerce sua ação evangelizadora com diversas iniciativas que, sempre a partir da fé, procura também incidir em tantas dimensões sociais que fazem nosso povo sofrer.
Dentro de um discernimento que acontece normalmente na Igreja, a partir da Diocese, foi dado início a um processo, que já é público, para a criação de uma nova paróquia, a partir das comunidades que hoje constituem São Luís de Montfort. É um processo que demanda várias etapas e que, iniciado, não tem prazo para acabar. Portanto, deve seguir seu curso sem pressa e sem a agitação que, tantas vezes, provoca conversas paralelas, com intenção de incentivar conflitos, causar mal-entendido, gerar tensões e desgaste desnecessários. Somos servidores e conscientes da nossa identidade. Procuramos caminhar com serenidade e escutando a realidade, com a ajuda dos padres, dos leigos, de todo o povo de Deus.
São Luís de Montfort em uma de suas cartas escreveu: 'Tenho um Pai no Céu que não me falta nunca! Que me trouxe até aqui, que me mantém até agora, e que seguirá fazendo com as suas misericórdias' (Carta 3). Louvado seja Deus por estes 30 anos de história!
(*) Padre Guilherme Brandão Ferreira é pároco da Paróquia São Luís de Montfort