Fascinam-me ideias e decisões criativas, mentes iluminadas...São as ideias, o pensamento colocado em ação, que movem o mundo! Uma pequena parte da humanidade é remunerada para pensar e a outra maior parte, para executar! O mundo vive em períodos cíclicos e estamos em fase de transição... Mudar, é preciso!
Fascina-me o “empreendedorismo” na administração pública! O empreendedorismo de resultado! No Médio Piracicaba, o prefeito “Nozinho” é um dos poucos e mais digno representante do “empreendedorismo” na gestão pública! Homem simples, reto, de poucas palavras e um pouco tímido! Rema, com sabedoria e com o necessário “equilíbrio” entre as duas vertentes de visões antagônicas de dois “mundos” distintos: a técnica e a política... Com uma pequena supremacia para a “técnica”, embora ambas visões sejam necessárias e uma completa a outra!
Como exímio empreendedor e amante da “técnica”, ao assumir o governo de São Gonçalo do Rio Abaixo em 2005, não pestanejou e, de imediato, contratou a consultoria do professor Vicente Falconi, o suprassumo, ícone, o “papa” do mercado da qualidade! Apoiado nos alicerces desta consultoria, evitou desperdícios, eliminou o custo da não qualidade, promoveu uma gestão qualificada e foi reeleito por uma esmagadora maioria da população nas eleições de 2008.
Ao reassumir o governo em janeiro de 2021, com a sua visão criativa, técnica e empreendedora, sempre antenado com o que há de “melhor” no mercado, contratou a consultoria do Instituto Smart Citizen, da mineira e Doutora Grazielle Carvalho, especialista na América Latina na área do conhecimento das “Cidades Inteligentes” e, da qual, tive o privilégio de ser seu “aluno” e admirador. Como aluno deste Instituto, recebi no dia 9 de janeiro de 2023, após reflexivo período de estudos, o certificado de “Líder LICI” – Líder Inteligente Construindo Cidades Inteligentes!
Consequência desta sua visão técnica e empreendedora, São Gonçalo do Rio Abaixo foca o seu planejamento estratégico no ideário das “Cidades Inteligentes” e o “Nozinho” sobressai aos demais e faz a diferença na gestão das cidades do Médio Piracicaba. O empreendedorismo e o mundo das ideias! E como anda a nossa João Monlevade? Aonde estamos? Qual é a cidade que temos? E a cidade que queremos? – Que estas perguntas sejam respondidas pelos agentes da inovação e de transformação: governo, empresas, escolas (universidades), “ongs” e a nossa população!
Monlevade carece de uma visão mais empreendedora, até mesmo, altruísta, na gestão pública, com o uso correto e eficiente da tecnologia, da inteligência artificial, com foco no ideário das “Cidades Inteligentes”, na busca de resultados prazíveis para a sua população, razão do existir da gestão pública. Chega de “mesmice” no modus operandi da administração pública em João Monlevade! Pequenas e insignificantes mudanças nas últimas décadas! Vários “artistas”, confortados no mesmo palco: Moreira, Prandini, Teófilo, Simone e Laércio Ribeiro! Monlevade precisa de uma “chacoalhada” na administração pública, de uma visão inovadora e empreendedora, foco nos ideários das “Cidades Inteligentes”!
Mudar é preciso! Que o verdadeiro ganhador das próximas eleições seja o cidadão, beneficiado com a visão empreendedora de uma política de resultado, fruto de uma “chacoalhada” nos modus operandi da administração pública!
Fascina-me o empreendedorismo de resultado! Está faltando um “Nozinho” na administração pública de João Monlevade... E que essa “lacuna” seja preenchida a partir das eleições de 2024!
(*) Delci Couto: um livre pensador, “Líder LICI” Contador,Consultor Empresarial e da Câmara de Bela Vista de Minas desde o ano de 2021