Em meio a boatos e especulações que as obras de expansão da Usina de Monlevade iriam parar, inclusive, sob a absurda informação de que a vitória de Lula (PT) impediria o projeto, o presidente da ArcelorMittal Brasil, Jefferson de Paula, não só confirmou a continuidade dos trabalhos como anunciou o dobro de investimentos previstos: agora, serão 877 milhões de dólares em Monlevade, cerca de 4,71 bilhões de reais.
Essa é uma grande oportunidade para a cidade, por pelo menos, as próximas cinco décadas. A Usina, que completa 88 anos no dia 31 deste mês, ganhará fôlego e fogo para continuar produzindo o melhor aço do mundo, atravessando com folga o seu centenário. A Usina de Monlevade, considerada uma das melhores do grupo, comprova, com todo o seu potencial, que merece os investimentos desse porte.
O anúncio do CEO da empresa é uma excelente notícia para todos nós, monlevadenses, mineiros e brasileiros. Era para ser comemorado pelo governo municipal, vereadores, entidades, associações de Monlevade e região, pelo governo do estado e do Brasil. No entanto, apenas o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), o fez por ter entendido a informação...
Agora, é momento de todas as lideranças se reunirem com a direção da Usina e entender como esses investimentos bilionários vão impactar a cidade. Além disso, dar todo o apoio e abraçar esse imenso projeto para ele acontecer. João Monlevade não é uma cidadezinha encravada nas montanhas. É onde a gigante internacional do aço escolheu para fazer um dos maiores investimentos do mundo. Sem dúvida, essa é a melhor notícia dos últimos tempos.
(*) Erivelton Braz é editor do A Notícia e fundador da Rotha Assessoria em Comunicação