Você sabia que João Monlevade conta com um projeto que exibe filmes para a comunidade, de forma gratuita e contínua? Trata-se do Projeto de Extensão “UniVerCinema: o Cinema Como Forma de Produção de Conhecimento”. A iniciativa é realizada pelo Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas – ICEA/UFOP e tem a intenção de facilitar o entrosamento e a confraternização entre os moradores de João Monlevade, em especial, os que se localizam mais próximos do instituto.
Coordenado pelo professor Glauco Ferreira Gazel Yared e pelo psicólogo Elizeu Antônio de Assis, o UniVerCinema pressupõe-se que os recursos audiovisuais no contexto educacional, em especial o cinema, atuam como instrumentos didáticos capazes de promover de forma adequada a mediação do conhecimento. Através das imagens, as informações tornam-se mais acessíveis aos espectadores de qualquer estágio de desenvolvimento cognitivo, contrapondo assim, os métodos didáticos tradicionais que comumente se fazem presentes nos espaços acadêmicos. É uma maneira também de aproximar a comunidade da universidade por meio da sétima arte.
E o projeto é bem aceito, sobretudo, por moradores do bairro Vera Cruz que constantemente frequentam as sessões do UniVerCinema. Eles apontam que esta é uma grande oportunidade para os que estão no entorno da universidade. Dayane Mardelenne elogia. “É muito bom, em especial, para os nossos filhos pois tudo que vem para acrescentar culturalmente para as nossas crianças e adultos idosos é muito bom e bem- vindo. Antes do projeto nunca havia ido ao cinema, pois a cidade não tinha”, afirma.
Já Aline Teixeira, também moradora do bairro Vera Cruz e frequentadora das sessões do cinema, afirma que o filme que mais gostou foi “Frangoelho”. Para ela “os filmes infantis estão fazendo as crianças ficarem empolgadas esperando as quartas-feiras para irem novamente. A iniciativa do projeto UniVerCinema está sendo muito boa para a nossa comunidade. Ver as crianças empolgadas em ir ao cinema é muito gratificante. Em João Monlevade não temos cinema. Então, para ver algum filme na telona é só em cidades vizinhas, e muitos não tem condições de locomoção”, avalia. “Esse projeto é top demais, agora sim as crianças e a população no geral, tem um entretenimento, parabéns pelo excelente projeto”, diz Andreza Aparecida Quaresma que é moradora do Vera Cruz e frequentadora do projeto.
Em suma, o projeto UniVerCinema assim como o Programa de Extensão Esporte Universitário, que unifica os projetos “Livro na Mão Pé Na Bola” – “Bom De Bola Bom Na Escola”, o “Esporte como Forma de Inclusão Social”, e o Projeto de Esportes Universitários - TaeKwon-do, atendem um público de mais de 500 pessoas que vivem numa das regiões mais vulneráveis de nossa cidade. As iniciativas provam que a universidade faz diferença na vida das pessoas e contribui para uma sociedade melhor, além dos muros universitários. E aí, vamos ao cinema? O Icea fica na rua 36, 115, bairro Vera Cruz. Siga o Instagram @univercinema.icea.ufop e fique por dentro da programação.
(*) Elizeu Assis é doutor em História, mestre em Ciências, psicólogo e professor