Desde 1984
Eronides Rodrigues Alves
22 de Setembro de 2023
Igreja de São José Operário: 75 Anos

A Igreja de São José de Monlevade, como antigamente era conhecida, foi construída em tempo recorde, de 1942 a 1945, pela então CSBM, executada pela empreiteira Christiani Nielsen, num projeto audacioso do Engenheiro Arquiteto Dr Yaro Burian. Única no mundo em forma de V, de Vereda, Verdade e Vida, que se tornaria a sede da primeira paróquia do Vale do Piracicaba.
Uma vez concluída a estrutura física do Templo, seriam necessários mais três anos para equipá-lo para as celebrações litúrgicas: a aquisição de sinos, bancos, mesa do altar, imagens, paramentos etc. Finalmente, no dia 25 de setembro de 1948, último dia do Tríduo Regional, programado pelo Capelão-cura, Padre José Higino de Freitas, em solene Celebração Eucarística presidida por Dom Helvécio Gomes de Oliveira, Arcebispo de Mariana, e concelebrada pelos diversos padres presentes, deu-se a inauguração do majestoso templo de São José Operário e a instalação formal, canônica, da Paróquia.
Chamam-nos a atenção os quadros das quatorze estações da Via Sacra, cravados nas paredes internas em alto relevo, trabalho artístico de primeira linha. Os sinos instalados na torre do templo foram batizados pelos nomes de Santo Elói, São José, Santa Bárbara e Maria Santíssima
A Igreja de São José tem um valor incomensurável na cultura e religiosidade para o município de João Monlevade. Tanto é que foi escolhida como imagem-símbolo da cidade, em votação expressiva da população, sendo preteridos na época muitos outros logradouros da cidade.
São setenta e cinco anos de história, de caminhada de evangelização para o crescimento do Reino e da glória de Deus. Mas tudo isto só foi possível porque Deus nos concedeu abnegados pastores neste tempo. Mesmo antes da construção da Igreja, vale relembrar todos os que participaram deste processo: Padre Manuel Pinto, Padre Dr. Levy de Vasconcelos, Cônego Domingos Martins, Padre Almir de Resende. Em novembro de 1945, chega o inesquecível Cônego Dr. José Higino de Freitas, pároco por cerca de trinta anos (novembro de 1945 a julho de 1975). 
Em 1950, chegou o Padre Dr. José Maria Drehmanns, missionário redentorista. Com a criação do Ginásio Monlevade, o Cônego recebe, em 1955, o Vigário Coadjutor, Padre Antônio Henriques de Albuquerque. Em 1965, chega o Padre Hildebrando de Freitas. Com a enfermidade do Cônego Higino em 1975, vieram, na sequência, Padre Hildebrando, que assumiu até 1977, Padre Rafael Dont, Padre Helder Luiz Silva, Padre José Miranda, Padre Gustavo Lage, Padre Paulo Neves, Padre Marcos Rosa, Padre José Marcelino, Padre Ricardo Caricatti, Padre Carlos Jorge Teixeira e Padre Jéferson Veronês, atual pároco. 
Parabéns Igreja de São José! Fazes parte da história de João Monlevade. Parabéns a todos nós, que tivemos o privilégio de, vivendo essa história, participar direta ou indiretamente, desta trajetória de setenta e cinco anos. Que Deus nos abençoe a todos nós por intercessão de São José.

 

(*) Eronides Rodrigues Alves – monlevadense, empresário aposentado, leigo católico, ex-paroquiano de São José Operário

JORNAL IMPRESSO