No dia 8 de fevereiro de 2024 o presidente Lula (PT) esteve em Minas Gerais, trazendo um pacote de boas notícias. Entre essas novidades, nos trouxe uma muito boa sobre a BR-381. O governo federal vai assumir a duplicação da rodovia entre Caeté e BH. O trecho é considerado o principal gargalo, porque ali há constantes congestionamentos e acidentes. A entrada e saída de BH é um dos trechos mais complexos para atrair a atenção de empresas interessadas em fazer as obras. Isso, porque é necessário realocar cerca de 2 mil famílias que moram na região. Com o governo assumindo essa parte e resolvendo esse problema, creio que será como um cateterismo, um descongestionamento da rodovia.
Esforços Importantes
Eu fui testemunha do esforço do ex-deputado José Santana, que procurou diversas autoridades, ministros, deputados, senadores, reforçando a ideia de que resolver o gargalo seria mais importante até que a duplicação do restante da rodovia. Mesmo porque, existe o entendimento de que se não resolver os problemas de tráfego, possíveis indenizações, ninguém vai querer participar do leilão da rodovia. Se a iniciativa dele logrou êxito eu não sei. O óbvio nem sempre é visto.
Sou testemunha também do esforço do ex-vereador de João Monlevade Clésio Gonçalves, que tem reunido instituições e lideranças importantes, tem convocado reuniões e demonstrado persistência e resiliência nesta luta. Destaco ainda a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), em nome do presidente atual, o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSD), que patrocina o Movimento BR-381, liderado pelo Clésio. Não só o atual presidente da Amepi, mas tantos outros ex-presidentes, que sempre colocaram a rodovia em pauta e lutaram por essa obra.
Cronograma Urgente
Esperamos que o Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (Dnit) e a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) estabeleçam e compartilhem um cronograma de ações para que possamos acompanhar. A comunicação pode ser de mais proximidade desses órgãos com os municípios diretamente envolvidos e os cidadãos. As pessoas ficam desconfiadas e com razão. Primeiro porque foram muitas promessas e protelações. Depois porque há sempre um enorme hiato entre um projeto e a sua efetivação. Vamos ver se as instituições da área de transportes darão essa abertura. E vamos ver se vão agir rápido.
Contagem Progressiva
Criei na internet e tenho postado em todas as minhas redes sociais um placar em que vou medir o tempo desde o marco zero das obras (que foi o dia 8 de fevereiro, quando o presidente esteve em MG e fez os anúncios). Algumas pessoas até me interpelaram dizendo: “Puxa, Martino. Você já está cobrando? Mas teve o carnaval no meio” ... Tudo bem pessoal. Não se trata de não deixar o governo respirar. Mas de não nos esquecermos que temos esse marco histórico do dia oito, como também um marco zero para as obras... Elogiamos e agradecemos o anúncio das obras, mas vamos monitorar e cobrar também. A BR-381 e a região não precisam mais de promessas, mas de ações e soluções.
(*) Marcos Martino é alvinopolense, ativista cultural e compositor