Desde 1984

31 de Agosto de 2022
ArcelorMittal comemora 87 anos da Usina de Monlevade nesta quarta-feira

A Usina de Monlevade da ArcelorMittal completa 87 anos de fundação nesta quarta-feira (31). Em 31 de agosto de 1935, o presidente Getúlio Vargas assentava a pedra fundamental da então Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, que seria uma das mais importantes indústrias do setor no Brasil. 

Hoje, integrada à ArcelorMittal, um dos maiores grupos siderúrgicos do mundo, a unidade produz aços longos de qualidade reconhecida internacionalmente e que está presente no dia a dia das pessoas.  O aço de Monlevade está em três de cada quatro pneus utilizados no Brasil, em vários componentes de veículos das mais variadas montadoras, na lã de aço que utilizamos na cozinha, na construção civil e até em grandes projetos de exploração de petróleo. 

Nestes 87 anos, a empresa é um dos principais motores econômicos de João Monlevade e região. Além disso, recentemente, o grupo ArcelorMittal anunciou a tão esperada expansão da Usina no município. O investimento é de R$2,5 bilhões para aumentar a produção da unidade siderúrgica local. 
A expectativa é que sejam gerados, no ápice das obras, cinco mil postos de trabalho temporários na cidade, considerado aumento na arrecadação de impostos e movimentação da economia em ampla cadeia de consumo e prestação de serviços.

Nos 87 anos, a unidade tem cerca de mil empregados diretos e centenas de indiretos. Outras ações do grupo na cidade, desde a sua fundação, estão no campo social, cultural, meio ambiente e esportivo, por meio da Fundação ArcelorMittal, com impactos positivos para comunidade ao seu entorno. Nesta sexta-feira (2), a edição 2700 do A Notícia traz um caderno especial sobre o aniversário da Usina de Monlevade.  

JORNAL IMPRESSO