Aos 61 anos, a então pequena São Gonçalo do Rio Abaixo se firma como uma das maiores economias do país e se transforma em canteiro de obras de infraestrutura e serviços, para o presente e para o futuro da população. Confirma matérias especiais.
Entrevista: Prefeito Nozinho
O prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, o Nozinho, encerra o terceiro ano de seu terceiro mandato à frente da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo. Segundo o chefe do Executivo, sua equipe trabalha para estruturar o município a fim de que se torne atraente para uma diversificação econômica e sustentável. “Estamos em um ritmo muito forte e até o final do mandato iremos superar o que foi planejado em diversas áreas”, declarou. O prefeito ainda fala sobre os principais projetos em desenvolvimento, as obras do novo trevo da BR-381 e o que deseja para o aniversário de 61 anos da cidade.
“Até o final do mandato iremos superar o que foi planejado em diversas áreas”
1- O senhor vai entrar no último ano do seu atual mandato. A população pode esperar ainda muitas ações, mesmo com as limitações do período eleitoral?
Sim. Enfrentamos algumas dificuldades no primeiro ano de governo, mas com muito trabalho e uma equipe comprometida vamos entregar o máximo possível. Daremos continuidade às obras em execução. O que está no planejamento, seja necessidade do Município, será iniciado de acordo com a lei.
2- O planejamento previsto para o mandato está ocorrendo como esperado?
Como disse, enfrentamos alguns problemas, como a pandemia, problemas administrativos, que ao longo dos anos fomos superando. Estamos em um ritmo muito forte e até o final do mandato iremos superar o que foi planejado em diversas áreas.
3- Quais são os maiores desafios da cidade atualmente?
Trabalhamos para estruturar o Município a fim de que se torne atraente para uma diversificação econômica e sustentável.
4- Quais os principais projetos em desenvolvimento?
Atendimento e atenção ao social para garantir permanente evolução na qualidade de vida da população.
Investimentos em Educação e Saúde de qualidade.
Melhoria na segurança dos moradores com o projeto de vídeo monitoramento (câmeras de segurança) e implantação da Guarda Municipal.
Mais de 100 obras sendo executadas, entregues, em licitação e em planejamento.
Um grande programa de pavimentação na cidade e na área rural do município.
Projetos culturais e esportivos garantindo lazer e estimulando o turismo.
5- E a obra de construção do trevo de São Gonçalo?
As obras do trevo estão previstas para terminar em maio de 2024. Na próxima semana vamos liberar mais uma alça sentido Belo Horizonte. Esta liberação irá melhorar o fluxo da alça sentido João Monlevade, diminuindo os engarrafamentos e os transtornos. Com certeza esta é uma obra importante para São Gonçalo e região, principalmente no que se refere ao plano de diversificação econômica. Além disso irá evitar o trânsito pesado no centro histórico da cidade.
6- Quais outras obras a destacar?
Da pequena a grande obra, todas são importantes. Desde a zeladoria do município, reformas, pavimentações, recapeamentos e asfaltamentos, obras de extensão de rede e iluminação pública e as canalizações, construção de prédios para saúde, educação e administração, asfaltamento de estradas, cobertura e reforma de quadras esportivas e muitas outras. O nosso objetivo é trazer sempre mais qualidade de vida para as pessoas em São Gonçalo. Eu considero uma grande obra também gerar emprego e renda para a população. Com isso, elevamos a autoestima e melhoramos a qualidade de vida das pessoas.
7- Uma pergunta inevitável: vai disputar a reeleição?
No momento estamos focados em fazer as entregas para a população neste mandato.
Esse é um assunto para tratar no momento certo, no próximo ano.
8- O que o prefeito deseja para o aniversário de 61 anos de São Gonçalo do Rio Abaixo?
Ver a população satisfeita com autoestima elevada.
Quero agradecer a confiança e a todos que estão contribuindo para que São Gonçalo se torne, cada vez mais, uma cidade boa pra se viver.
------------------
Leandro Amora de Castro
vice-prefeito
Leandro Amora de Castro (Léo), proprietário do Supermercado Amora e estreante na política, tem se revelado como principal aliado e parceiro na gestão do prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho).
Léo acompanha de perto tudo o que acontece no governo e tem mantido encontros regulares com Nozinho, quando trocam ideias sobre o dia a dia da administração pública.Leandro Amora de Castro (Léo), proprietário do Supermercado Amora e estreante na política, tem se revelado como principal aliado e parceiro na gestão do prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho).
Léo acompanha de perto tudo o que acontece no governo e tem mantido encontros regulares com Nozinho, quando trocam ideias sobre o dia a dia da administração pública.
_________________ ________________ ________________ _________________ ________________ ________________
Segurança é prioridade
Edital de concurso da Guarda Civil de São Gonçalo em fase de elaboração
Para garantir mais segurança aos cidadãos são-gonçalenses, a administração municipal já prepara edital do concurso público para o preenchimento de vagas da carreira de Guarda Civil de São Gonçalo do Rio Abaixo. Conforme anunciado, serão disponibilizadas 30 vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal sendo: 23 masculinas de ampla concorrência e uma vaga para Pessoa com Deficiência (PcD) e 5 femininas ampla concorrência e 1 vaga PcD.
Essa é mais uma ação do governo do prefeito Nozinho (PDT) para aumentar a segurança da população. O objetivo também é manter a cidade no conceito de “Cidades Inteligentes”, ao proporcionar mais qualidade de vida aos moradores. A instituição contratada para execução do concurso é o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP). Ele prestará serviços especializados de planejamento, organização, operacionalização, logística e execução de todas as etapas necessárias para a realização do concurso público.
O concurso será dividido em duas fases que compreendem sete etapas. A primeira fase terá cinco etapas. A primeira será uma prova eliminatória e classificatória com conteúdo a ser definido em edital. A segunda etapa será uma prova discursiva também classificatória. A terceira o Teste de Aptidão Física (TAF) e comprovação de estatura mínima. A quarta etapa será de Avaliação Psicológica e a quinta de Exames de Saúde, laboratoriais e toxicológicos.
Já na segunda fase, os candidatos passarão pela sexta etapa de Comprovação de Idoneidade Moral e Sindicância Social. A sétima e última etapa consiste no Curso de Formação Técnico Profissional. Todas elas de caráter eliminatório. Em breve serão divulgadas mais informações sobre inscrições e demais detalhes da seleção.
_________________ ________________ _________________________________ ________________ ________________
Com “Olho Vivo”, município terá 46 câmeras 360º
Outras 20 serão usadas para leituras de placas de veículos
Desde o mês de novembro, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo instala postes para receber câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade. Ao todo, serão instaladas aproximadamente 46 câmeras 360º e outras 20, com tecnologia para a leitura de placas de veículos. “Assim, a administração da cidade espera proporcionar ruas mais tranquilas e um aumento da sensação de segurança, permitindo que todos aproveitem melhor as praças e atrações do município”, informa o governo municipal
As câmeras estarão focadas para promover a segurança, sempre respeitando as leis e direitos dos cidadãos. Os postes já foram instalados na região central, estrada que liga a cidade à rodovia BR-381, rotatória da avenida Contorno Oeste, bairro Recreio, trevo da entrada para Estação Ambiental de Peti, trevo do Una, UBS Guanabara e MG-129 em frente ao Parque de Exposições. Completando o sistema, a Prefeitura está estruturando uma central de videomonitoramento moderna.
A administração quer tornar o município ainda mais atraente para novos empreendimentos e para o turismo, impulsionando a economia local. A proposta está inserida no Plano de Governo referente a investimentos em ferramentas para promover a proteção tanto do patrimônio público, quanto de empresas e cidadãos em geral.
_________________ ________________ _________________________________ ________________ ________________
Obras são presentes para o agora e o futuro
Programa da administração municipal “+ de 100 Obras” já tem quase 200
Com apenas 12 mil habitantes, São Gonçalo do Rio Abaixo é uma gigante. Ao chegar aos 61 anos de emancipação, o município tem recebido um imenso aporte em desenvolvimento urbano com obras e serviços nunca antes vistos. São milhões investidos para aprimorar a infraestrutura e ofertar mais qualidade de vida para a população.
Os recursos são frutos dos benefícios tributários oriundos da mineração, utilizados para melhorar e transformar a infraestrutura local, oferecendo mais serviços à população. Para tanto, a Prefeitura, através da Secretaria de Obras, lançou o Programa '+ de 100 Obras' e fez da cidade, sem exagero, um grande canteiro de obras. Em recente levantamento, a Secretaria informa que chegou à marca de 188 obras. Quase o dobro do anunciado no início do programa.
Conforme informado, 37,2% das obras anunciadas já foram concluídas, 39,1% estão em execução, 17,9% iniciadas, 7,7% em planejamento e 4,5% em processo de licitação.
Trevo da 381
Entre as obras em andamento a maior delas (não só do município mas de toda a região) é o trevo da BR-381. Além das alças de acesso à cidade, preservando o centro histórico, a obra tem ainda um quilômetro de pista duplicada. Todo o serviço é feito com 100% de recursos municipais. O trevo será fundamental para o escoamento da produção, atração de novas empresas e melhorias da mobilidade urbana. A previsão de entrega da obra é o mês de junho de 2024. No entanto, há estimativas de que, até o início do ano, uma nova pista para desafogar o trânsito deve ser liberada.
Centro Administrativo
O Centro Administrativo Municipal é outra grande obra em andamento. Com 7.443,59 metros quadrados de área construída, o prédio deverá abrigar as diversas secretarias municipais, o que trará uma maior eficiência na comunicação, facilidade na coordenação, melhor integração e economia. A previsão de término da obra é até o final do ano que vem.
ETA
A Estação de Tratamento de Água (ETA) tem sua estrutura principal finalizada e as obras do setor de captação estão em fase avançada. A previsão de término é o 1º semestre de 2024. Em breve, deverá ser iniciada a fase de operação assistida, onde todo sistema será testado, já iniciando os procedimentos preparatórios para o início operacional.
Saneamento Básico
Diversas obras de saneamento, como canalização de canais e rede de esgoto, foram executadas em 2023. O canal do Recreio já foi concluído e os canais do Matias e Fonte do Mato tem término programado para este mês. Em andamento estão os canais do Bom Sucesso e Catungui, e o canal do Martins e a extensão do canal de Vargem Alegre já estão prestes a iniciar. Ao todo serão mais de 4 km de canalização na cidade. Os serviços levam saneamento básico para mais de 500 residências.
Ação Social
A Prefeitura executa atualmente sete contratos para construções de Muros de Contenção atendendo a demandas da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e Defesa Civil. São cerca de 44 muros em execução ou concluídos, sendo mais de 100 famílias beneficiadas diretamente.
Educação E Lazer
Para atender a demanda de lazer da população, a Prefeitura cobrirá todas as quadras da cidade. Seis já foram licitadas: Matias, Santa Catarina, Martins, Vargem da Lua, Society e a quadra da Comunidade de Mãe D’Água que já foi concluída. Outras quatro serão licitadas: Fernandes, Machado, Água Limpa e Cachoeira do Carmo.
Outro grande presente é que todas as escolas municipais também passaram ou estão em reformas/revitalização neste ano de 2023. Como a escola do Borges que foi totalmente reformada recebendo cores padronizadas. A obra de um ginásio e complexo esportivo, com sala multiuso, quadras e piscina é outra projetada. A Secretaria de Obras planeja também a construção de praças nos bairros e localidades com playground infantil, áreas de vivência e integração, e espaço para prática esportiva.
Patrimônio Cultural
O patrimônio cultural também é foco dos trabalhos da Prefeitura. A Estação Ambiental de Peti teve a reforma do restaurante concluída e a Casa para Todos está com restauração avançada e deve ser entregue à população em janeiro, assim como a Praça de Padre João. Em seguida, será iniciada a reforma da estátua, cuja especificidade da obra exige um cuidado à parte em toda à reforma.
Saúde
No município, 15 unidades de saúde serão reformadas e estão com ordem de serviço em execução ou já finalizadas. A obra da nova Farmácia Municipal teve a etapa de terraplenagem e fundações concluídas e está iniciando a sua estrutura. A previsão de entrega é no segundo semestre de 2024.
Calçamentos e extensão de rede
A Prefeitura está com sete contratos de calçamento de vias com 16,5 km em execução ou concluídos em 64 trechos distintos. São em sua maioria em áreas públicas rurais ou acesso para pessoas com dificuldade de locomoção, portadores de necessidades especiais, idosos. São cerca de 250 casas e mais de mil pessoas beneficiadas diretamente. Também há trabalhos de recapeamento que compreendem 4 km e contratos em execução este ano nos bairros: Niterói, Cidade Universitária, Monte Verde, Vale do Ouro, Distrito Industrial e Santa Efigênia.
Já as extensões de rede elétrica estão em 47 pontos da cidade este ano e 37 já foram entregues. São mais de 11 km em todo o município. A iluminação é toda feita com lâmpadas de led com maior durabilidade e economia da iluminação pública.
Obras em 2024
Para 2024, a Prefeitura anunciou uma série de planejamentos de melhorias para a cidade, como por exemplo, a interligação das redes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Contorno e ampliação da UBS Guanabara. Na área de educação, terá a continuidade da construção da Escola Integral de Pacas.
A obra do Terminal Rodoviário de São Gonçalo é outra proposta em planejamento para 2024, o qual atenderá tanto ao transporte coletivo municipal, quanto aos intermunicipais.
Parques
Uma portaria para o Parque de Exposições está em fase de elaboração e planilha para a licitação. Outra proposta do governo municipal é a criação do Parque Ecológico Urbano, obra de grande dimensão que contribuirá para o lazer e a qualidade de vida do são-gonçalense.
Estradas e rodovias
A estrada que vai ligar a comunidade do Una à BR-381, está com a terraplenagem em andamento e a previsão de término é o ano que vem. Também em fase de terraplenagem está a avenida Contorno Leste, com extensão de 2 km, que vai garantir mais mobilidade no município. Outra proposta com projeto já iniciado é a pavimentação da estrada Una/Rio Claro/Gabriel com cerca de 10 km de extensão.
A Prefeitura ainda está executando a recuperação de taludes, para contenção de ruas e rodovias, a fim de evitar erosões e deslizamentos, como nas estradas de Brucutu e Vargem da Lua.
________________ ________________ _________________________________ ________________ ________________
Obras de asfaltamento da estrada de Peti avançam
Melhorias nas rodovias e estradas que passam por São Gonçalo do Rio Abaixo têm mudado a vida das pessoas que moram em seus arredores e que trafegam pelas vias. Além de garantir mais conforto, o asfaltamento proporciona mais celeridade no trajeto, sem falar na eliminação da poeira em tempo de seca, lama e barro em tempo de chuva.
Uma das importantes obras é o asfaltamento da estrada de Peti, que liga São Gonçalo do Rio Abaixo até a divisa com o município de Santa Bárbara. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado e a pavimentação está próxima da localidade de Gralhos, no sentido BR-381.
Diariamente, homens e máquinas trabalham na terraplenagem, alargamento da pista e construção de rede pluvial em vários pontos. Enquanto isso, outros trechos já recebem a pavimentação asfáltica. Ao todo, o trajeto possui cerca de 10 quilômetros de extensão. A obra é executada pela Santa Fé Serviços Transportes e Comércio Ltda.
________________ ________________ _________________________________ ________________ ________________
Trecho entre Pacas e Fernandes já recebe asfalto
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo já realiza o asfaltamento do trecho entre as comunidades de Santa Rita de Pacas e Fernandes (próximo à ponte). O trabalho das equipes não para e está em diferentes pontos da rodovia municipal.
Esse asfaltamento é muito esperado pela comunidade, pois levará aos moradores do entorno, mais qualidade de vida e acessibilidade. Além disso, a via torna-se mais um importante elo, interligando a região.
A primeira parte da obra, que liga o aterro sanitário até a divisa com a cidade de Itabira, também já teve um trecho asfaltado. Ao todo, a obra contemplará cerca de 20km de asfaltamento. Essa obra integra o pacote mais “+de 100 Obras” da administração municipal.
________________ ________________ _________________________________ ________________ ________________
Responsabilidade ambiental e economia
A Secretaria de Obras da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo busca atender os anseios dos cidadãos, unindo responsabilidade ambiental e economia. Os trabalhos para o desassoreamento do rio Santa Bárbara pretendem minimizar os impactos causados pelo grande volume de água nos períodos chuvosos e, assim, prevenir inundações e enchentes.
Além de medida preventiva, a ação tem gerado mais economia. É que os materiais retirados são armazenados no Distrito Industrial para serem aproveitados em obras públicas do município. Segundo a Secretaria, cerca de 15 mil metros cúbicos de materiais já foram retirados do rio desde o início dos trabalhos, em outubro. Sem desperdício, eles serão utilizados para a fabricação de tijolos e melhoramento de vias que ainda não receberam calçamento ou asfalto. A areia retirada também passará por processo de limpeza e será utilizada nas obras da Prefeitura.
Conforme a administração, os serviços de desassoreamento atuam em três pontos distintos até então, de forma estratégica, buscando mais eficácia do processo: próximo ao Parque de Exposições Edirlei Márcio Moreira Lacerda, próximo ao final da rua Dona Dica e próximo à BR-381. Outros dois pontos ainda sofrerão a intervenção. A estimativa é que cerca de 50 mil metros cúbicos de materiais sejam removidos até a conclusão dos trabalhos.
____________________________ ______________________________________ ____________________________________
Fim de ano tem Gino e Geno, Almir Sater e Bruno e Lucas em São Gonçalo
O fim de ano em São Gonçalo do Rio Abaixo promete muita festa com shows musicais de grandes artistas entre os dias 29 e 31 de dezembro, na Praça Central. As comemorações, segundo a Prefeitura, começam na sexta-feira (29), a partir das 22h, com a dupla Gino e Geno. Logo depois, Pedro e Alexandre animam o público são-gonçalense com grandes sucessos.
No sábado (30), em comemoração ao aniversário de emancipação da cidade, o dia começa com Feira na Praça, onde o artesanato e as quitandas são destaques. O evento terá show do músico Dan Nunes. Celebrando o aniversário, às 22h, será a vez do músico Almir Sater se apresentar, levando uma sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas. Logo depois, será a vez de Ralam e Rafael subirem ao palco para agitarem o público.
Réveillon
No dia 31, a grande festa da virada na Praça Central começa a partir de 22h e promete agitar o público com a contagem regressiva, show pirotécnico e apresentação da dupla Bruno e Lucas. Os dois trazem referências do sertanejo raiz, junto ao sertanejo universitário, para levar alegria ao público. A festa será encerrada com show do cantor são-gonçalense Lipe Souza.
________________________ ______________________ _______________________________
Nova Praça Central tem cobertura e área de vivência revitalizada
O bem-estar da população depende também de bons espaços para o lazer. Pensando em melhorar um importante local do município, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo está finalizando as obras de revitalização da área de vivência do calçadão da Praça Central. O espaço é um dos mais bem estruturados da região.
As melhorias contam com cobertura em estruturas metálicas e adequação do ambiente para garantir o maior proveito e segurança dos frequentadores. Além disso, as obras vão proporcionar conforto aos usuários e feirantes da Feira da Praça, que funciona no local e possui uma extensa variedade de produtos e serviços. São cerca de 34 expositores, que terão mais comodidade e melhores condições para a exposição e comercialização dos produtos.