Um jovem jogador monlevadense inicia uma jornada em um país do leste europeu. Aos 21 anos, o atacante Leonardo Henrique Silva assinou, recentemente, um contrato com o Basania FC, time da terceira divisão da Albânia, país do sul da Europa.
Leonardo é morador do bairro São Jorge e, conforme conta, cresceu jogando futsal no Real Esporte Clube. Ele participou em vários campeonatos amadores em João Monlevade e nas cidades vizinhas, e até fez testes em clubes como Cruzeiro e América, além de disputar as categorias de base do Campeonato Mineiro e partidas contra Fluminense, Palmeiras e Botafogo.
Ele conta que, através do projeto Palestra Tre Valli, foi jogar no futebol semiprofissional da Sérvia. Ali, ele disputou dez jogos, dando oito assistências e um gol. No entanto, por considerar o esporte complexo na antiga nação iugoslava, ele se transferiu para o país vizinho, onde, segundo ele próprio, “encontrou-se muito bem” no Basania, uma equipe profissional que já contratara outros brasileiros. A equipe é sediada na cidade de Bushat, a cerca de 90 quilômetros ao norte da capital, Tirana.
Leonardo comenta algumas diferenças culturais entre o Brasil, a Sérvia e a Albânia: 'Os sérvios são mais sérios, um pouco secos, claro que não estou generalizando! Os albaneses parecem com o Brasil, são receptivos, são alegres! Quanto à comida, a da Albânia se parece mais com a do Brasil. A comida da Sérvia é bem diferente, mas não é ruim não', disse ao A Notícia.
Leonardo é agenciado pelo empresário monlevadense André Vasconcellos, da AV Sport Management, que já foi jogador profissional em países como Eslováquia, El Salvador, Coréia do Sul e Israel. O jovem tem planos de progredir, chegando à primeira divisão e, em seguida, assinar com um gigante europeu.